12 de março de 2011

Hanson Robokind: os robôs quase humanos

Com expressões e movimentos corporais, os pequenos robôs apresentam quatro faces diferentes para os consumidores.

Modelos Zeno e Einstein
Fonte das imagens: divulgação/Hanson Robotics
Robôs com movimentos corporais e faciais e quatro opções diferentes para as cabeças já podem ser encontrados no mercado norte-americano. Estes são os robôs Hanson Robokind, criados por David Hanson em um projeto que está atraindo universitários de todas as partes do mundo até os laboratórios da Hanson Robotics.
Há quatro faces diferentes, sendo que três delas possuem expressões em tempo real (capturadas por câmeras de alta definição, ligadas ao software de controle dos seres mecatrônicos). Estas faces são Zeno (o garoto de cabelos espetados), Alice (a garota de cabelos azuis) e Einstein (o cientista mundialmente conhecido). Também há Geo, a versão de face estática dos robôs.
David Hanson afirma que está animado com as possibilidades do projeto. Ele afirma que os Hanson Robokind devem ganhar bastante espaço no mercado, por apresentarem várias versões com diferentes preços, adequando-se melhor a determinados nichos de consumidores.

A versão mais completa, que possui faces expressivas e corpo móvel, custa 14.750 dólares. Com face expressiva e corpo estático e gestual, o valor cai para 10,5 mil dólares. Corpo expressivo e face estática geram o valor de 11,5 mil dólares. Por fim, a versão com face expressiva e corpo estático chega ao consumidor por 8,5 mil dólares.
Junto com cada Robokind, a Hanson Robotics envia um pacote com o software de controle dos robôs, que é criado com código aberto. Desta maneira, todos os proprietários dos robozinhos podem alterar os códigos de programação para adicionar novas funcionalidades aos dispositivos mecatrônicos.
Oque você acha?
#Compartilhe:

Nenhum comentário:

© Hacker do Bem All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates