Curiosidade sobre o Google Plus


google-pluss


Google Circles, Sparks, Hangout.
Não, não fique nervoso(a), você não precisa ser fluente em Inglês para usar o Google Plus. Basta decorar umas poucas palavrinhas e pronto.
Vamos às funcionalidades da nova rede social do Google. A principal delas é chamada de Círculos, ou Circles, e permite a criação de grupos segmentados de forma fácil.

Criando Círculos
Os círculos equivalem às comunidades do Orkut, por exemplo. Imagine a possibilidade de separar a página inicial do Facebook em diversos pedaços, cada um classificado pela sua própria categoria. No Google Plus existe um fluxo principal de notícias, semelhante ao Facebook e ao Orkut, onde aparecem as atualizações dos seus amigos. Mas a novidade está na segmentação de visualização a partir de certos grupos, como Trabalho, Amigos e Família. Esta é a essência dos Círculos. O que o Google fez foi trazer para um programa os círculos de amizades e interesses que as pessoas já possuem na vida real. Você possui amigos do trabalho, amigos do futebol, faculdade etc. Basta criar um círculo, adicionar pessoas e compartilhar o que você quiser.
Na interface inicial, você encontra cinco botões: Home, Fotos, Profile, Circles e Jogos. A primeira coisa é configurar os Círculos. Clicando na aba, ele mostrará todos os seus contatos do Gmail, listados no topo da tela. Logo abaixo, vários círculos são mostrados. Para adicionar um contato a um círculo, basta arrastá-lo para dentro deste. Um contato pode ser adicionado a vários círculos.
Os Círculos do Google Plus
Se uma pessoa estiver em seus contatos, ela pode ser adicionada a um círculo e receberá uma notificação, mas não saberá a qual círculo ela foi adicionada.

Sparks
“Sparks”, em Inglês, significa “faíscas, lampejos” ou “galantear, cortejar” É um recurso que serve para compartilhar conteúdos dentro dos círculos. Uma vez configurados os círculos, este recurso permite alimentar estes grupos com músicas, fotos etc. Na versão beta atual do Plus as notícias são geradas pelo Google News. O Sparks funciona de forma parecida ao “curtir” do Facebook, mas, em seu lugar, será usado o botão +1 do próprio Google. Você poderá escolher, entre diversas opções, as que lhe interessam e o Google criará feeds de notícias para estes interesses. Você pode compartilhar artigos do Sparks com um botão de compartilhamento (o Add This, por exemplo).

Chat
Uma ferramenta que sempre foi uma grande preocupação para o Google é o Chat. Ela fez com que usemos cada vez menos o email. O chat está presente no Google Plus, mais elaborado do que no Gmail.
É possível habilitar o chat somente para certos grupos, possibilitando que você esteja sempre online para seus familiares e amigos, mas não para conhecidos ou para o grupo trabalho, fora do horário comercial.

Fotos

Você pode atualizar fotos pelo computador ou telefone e ver as que os círculos enviaram. Ao adicionar uma foto, será solicitada a criação de um álbum. Uma vez criado, é perguntado com quais círculos você gostaria de compartilhá-lo. Este é uma diferença importante do Facebook, onde as fotos adicionadas ao seu perfil são visíveis por todos os seus amigos. Você também pode escolher compartilhar o álbum com apenas uma pessoa, e não com um círculo.


Perfil
Ao usar um produto do Google, você tem uma conta no Profile. Elas eram desconhecidas, pois não tinham muita utilidade. Mas agora seu Perfil Google é o centro que gerencia suas experiências. Há 6 guias na página do seu perfil - posts, sobre, fotos, vídeos, +1 e buzz. A mudança mais significativa em seu Profile está na adição da aba +1. Cada vez que você clicar no botão do Google +1, um link será adicionado à sua aba. Ela pode ser visível ao público em geral e as pessoas poderão ver em quais links você votou.

Hangouts: videoconferências
Este excelente recurso permite que pessoas realizem encontros online com os seus círculos por meio de vídeoconferência. O projeto Google+ já nasceu com um aplicativo para smartfones com Android que permitem envio de fotos, geolocalização e chat. O Hangout tem sido usado para transmitir aulas sobre matérias diversas, palestras, concertos, etc.
Conclusão
O Google Plus está pronto para se tornar uma excelente rede social. Pertence a uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que cria constantemente novidades e incentiva o seu uso. Vamos dar tempo ao tempo para ver se o Google Plus tomará o lugar do Facebook ou se será mais uma decepção. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programas para melhorar o desempenho do Pc

Como Formatar o PC (Personal Computer) Passo a Passo